Desde criança eu sempre amei nhoque, mas era o tipo de comida que a gente só comia em restaurante. Eu cresci pensando que nhoque era uma coisa dificílima de fazer, até que já depois de casada, em uma tarde, desci na banca de jornal que tinha na esquina de casa para comprar uma revistinha de receitas (naquele tempo ainda não tínhamos a opção de recorrer a internet). Lembro de escolher aleatoriamente um dos volumes expostos na banca e voltar para casa. Quando cheguei, me deparei com uma receita de nhoque e fiquei empolgadíssima!
Imediatamente verifiquei se tinha todos os ingredientes em casa e parti para a cozinha!
A minha empolgação era tanta que tripliquei a receita, fiz uma bagunça memorável, e no início da noite eu tinha uma geladeira abastecida de nhoque para um batalhão.
Depois disso nunca mais deixei de fazer nhoque, hoje já tenho prática e a bagunça é mínima.
Aprendi que a melhor batata para nhoque é a inglesa, o nhoque fica mais firme, mas se você não encontrar, pode usar da batata comum mesmo que dá certo, só vai pedir um pouquinho mais de farinha para chegar no ponto.
Ingredientes
2 kg de batata inglesa (serve da outra, mas com essa fica mais firme)3 gemas
1 e 1/4 xícara (chá) de farinha de trigo
1 pitada de sal
50 gramas de queijo ralado de saquinho
farinha de trigo para polvilhar na mesa
Modo de fazer
Cozinhe as batatas na panela de pressão com casca e tudo.Depois de cozidas escorra a água jogue água na panela para a batata dar uma esfriada e você conseguir pegar elas na mão e descascar.
Passe tudo no espremedor de batatas e junte a farinha primeiro e vá amassando. Incorpore todos os outros ingredientes a massa. Amasse bem e reserve.
Coloque uma panela com água e um fio de óleo para ferver.
Separe duas formas e unte com azeite.
Volte para a massa: Polvilhe farinha na mesa e comece separando pequenas porções de massa e faça rolinhos de mais ou menos 1 centímetro de diâmetro e vá cortando os pedacinhos dos rolinhos com cerca de 2 centímetros.
Quando terminar de cortar todos os nhoques comece a cozinhá-los aos poucos (cerca de 20 por vez) naquela panela que você colocou água para ferver.
Eles cozinham super-rápido. Assim que subirem a superfície você já pode tirar com uma escumadeira e levar para um escorredor de macarrão.
Transfira do escorredor para as formas untadas. Repita esse processo até terminar de cozinhar todos os nhoques.
Agora é só cobrir com o molho da sua preferência. Eu adoro nhoque ao sugo! Simples e maravilhoso!
Essa receita rende duas formas grandes (Aqui dá para duas refeições para 4 pessoas que come bem).