Lembro que ainda na infância, sempre via na vitrine de uma padaria perto de casa lindas tortas de framboesa, um dia resolvi perguntar e descobri que era cheesecake “-Torta feita com queijo?”, achei aquilo muito estranho, nem experimentei, afinal, que combinação era aquela?? Doce com queijo é romeu e julieta... e só... rsrs
Os anos se passaram e eu nunca experimente nem um pedacinho de cheesecake, meu preconceito só aumentou quando descobri que a massa do cheesecake era feita com bolachas processadas... até que há uns 5 anos atrás, fui comprar frutas para o ano novo e encontrei lindas caixinhas de framboesa em um preço excelente, não tive dúvidas, comprei na hora, mesmo sem saber o que faria com elas!
Cheguei em casa e corri para a internet em busca de uma receita, tudo que me aparecia era o tal cheesecake... claro que torci o nariz, até que entre a 249 abas abertas achei uma receita que a massa não era feita com bolachas, mas usava farinha de amêndoas, comecei a me animar, imaginei o perfume e anunciei: Vou fazer cheesecake!
Quando a torta foi servida, acabou em poucos minutos, e até hoje é assim que acontece... toda vez que eu faço triplico a receita, e ainda assim não sobra nadinha! A minha receita oficial sempre foi a de torta holandesa, mas esse cheesecake chegou para ocupar espaço, já que se passaram alguns anos da primeira vez que preparei, e continuo fazendo em todos os natais, viradas de ano e sempre que alguém chega em casa e pede, já faço a receita com o pé nas costas, meu preconceito foi embora em definitivo, e hoje acho que é meu doce preferido!
Obs.: Gostaria de passar aqui a fonte da receita, mas infelizmente já não me lembro de que site foi, copiei para meu caderno e nunca mais consegui localizá-la na internet).
Receita de Cheesecake de Framboesa
Ingredientes:
Para a massa
2 gemas
1 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de amêndoa passada no processador ou no liquidicador
½ xícara (chá) de manteiga
4 colheres (sopa) de amido de milho
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
Para o Recheio
3 ovos
1 xícara (chá) de leite
1 xícara (chá) de leite condensado
200 gr de cream cheese
Essência de baunilha a gosto
Para a Cobertura
400 gr de Framboesa
60 ml de conhaque ou whisky
3 colheres de sopa açúcar
3 colheres de chá de amido de milho
Modo de Fazer:
Misture as gemas, o açúcar, a farinha de trigo, a amêndoa moída, a manteiga em temperatura ambiente, o amido de milho e o fermento em pó. Amasse bem, até a massa ficar homogênea. Se ela estiver esfarelando muito, (isso acontece as vezes comigo), acrescente mais um pouquinho de manteiga.
Forre o fundo e as laterais de uma forma desmontável de aproximadamente 28 centímetros. Reserve. Preaqueça o forno em uma temperatura de 180oC.
Bata no liquidificador todos os ingredientes do recheio e despeje sobre a massa reservada e leve para assar por cerca de 60 minutos.
Espete com o palito, para checar se o recheio já está durinho, antes de tirar do forno.
Enquanto assa, prepare a cobertura: Coloque em um frigideira todos os ingredientes, menos o amido de milho, deixe ferver por cerca de 4 minutos
Tire do fogo e passe em uma peneira. Volte novamente ao fogo, quando começar a ferver novamente, acrescente o amido de milho dissolvido em um pouquinho de água e cozinhe em fogo baixo, mexendo sem parar até engrossar. Deixe esfriar e despeje em cima da massa já fria.
Obs: Caso você não encontre a framboesa, pode usar polpa. Às vezes faço com polpa de frutas vermelhas, também fica uma delícia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário