Temperos e especiarias: Cardamomo


Outrora conhecida como a rainha das especiarias, o cardamomo, foi descoberto em 700 d.c. na Índia, onde ainda hoje é muito utilizado na culinária e no preparo de remédios.
Quando o hábito da nicotina chegou até a Índia, os cardamomos eram cobertos por folhas prateadas que antes eram mergulhadas em uma mistura de água de rosas e tabaco.
Ele também está presente na culinária árabe, onde é chamado de Hâl e é o responsável pelo sabor e aroma inigualável do café árabe, (acredita-se que ele tem o poder de desintoxicar o café). Ele também é muito usado no preparo de doces e como temperos em pratos que levam carne.
As medicinas tradicionais – Chinesa e Aiurvédica - consideram o cardamomo como ingrediente-chave para o tratamento de doenças brônquicas, de má digestão, inflamação na gengiva, problemas relacionados à intolerância a lactose, além de ser antídoto para o veneno de algumas cobras e escorpiões.
Eu adoro cardamomo, já postei aqui várias receitas onde eu uso e abuso dele, seu sabor adocicado, refrescante e picante garante um toque super especial tanto para receitas de doces como de salgados. 


Veja aqui esse recheio para bolo de chocolate e essa receita de cappuccino.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

COPYRIGHT (C) ENTRE MIL COZINHAS - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS • PROGRAMAÇÃO POR HEART IDEAS.